facebook twitter youtube skype
blog pacotes peru
Email: info@pacotesperu.com / reservas@pacotesperu.com
Telefone: +51 84 235190 Cell Phone: +51 84 984606757
Cusco - Perú
Agência de viagens no Brasil
pacotes machu picchu, pacotes tudo peru
trilha inca tradicional, trilha inca classica
Trilha salkantay, trilha salkantay machu picchu
Pacote: cusco, puno, arequipa, lima
pacote: lima, paracas, nazca, arequipa, puno, cusco, machu picchu
pacote: cusco - puno alternativo

HISTÓRIA DE CUSCO

cusco cityCusco é, provavelmente, uma das cidades peruanas mais conhecidas no exterior. Não porque se trate de uma metrópole, na verdade não há mais que 300.000 mil habitantes nesta cidade que também é a Capital de uma província e de uma região homônimas. O grande reconhecimento internacional de Cusco se dá pela sua riqueza histórica e cultural.

Segundo alguns achados arqueológicos, a região do Vale Urubamba, onde Cusco está situada, é habitada desde o terceiro milênio antes de Cristo. Entretanto, os estudos mostram que a primeira vez em que se estabeleceu um sistema comunitário com instituições sociais e grandes obras de irrigação (o que demonstra a existência de um estado), algo que podemos chamar de cidade, aconteceu no século XI AC, ainda no período da cultura Killke.

Porém, os tempos áureos de Cusco chegam sob o Império Inca, do qual a cidade foi capital por vários anos. O projeto urbanístico de Cusco  parece ter imitado as formas de um puma, dividindo a cidade em duas partes: urin e hanan.  Para a sua construção, foi necessário canalizar dois rios que passaram contornavam a cidade.

cusco cityApós a morte do Sapa Inca Parachuti (imperador que, segundo a lenda, fundou a cidade) a posse dos territórios que formavam Cusco era de alguns senhores que tinham a obrigação de fortificar as suas áreas. Depois da morte desses senhores, a posse passava para seus filhos, mas a administração das terras era feita por um grupo de parentes do antigo dono. As marcas do período Inca ainda são visíveis no Folclore e nas construções da cidade. Mesmo depois de um período de espoliação pelos colonos espanhóis, tanto a cultura como a arquitetura de Cusco ainda sobrevivem em nossos dias. Com certeza, o lugar mais conhecido da região de Cusco é a histórica residência de inverno do Sapa Inca: Macchu Picchu. Este complexo cultural único faz do turismo a principal atividade econômica da cidade.

Além das belezas que a história construiu na cidade, os visitantes encontram uma lugar que, por conta da altitude (Cusco está situada a 3.300 metros do nível do mar) apresenta ar rarefeito e uma grande variação térmica: a máxima temperatura pode chegar a 22°C durante o dia enquanto e a mínima chega a –1°C durante a noite. Além disso, o índice pluviométrico da região não é dos mais altos – em meados do ano (entre maio e setembro) chega a chover apenas 5mm por mês.

cusco cityO clima seco não afastou o conquistador espanhol Frâncisco Pizarro, que em 1534 dominou a cidade e a chamou de “a grande e nobre cidade de Cusco”, mantendo assim o nome indígena que significava umbigo (devido ao fato de Cusco ser um ponto central para os Incas).

Em cima das construções Incas, foram construídos templos, igrejas, palácios e mansões para os colonizadores espanhóis. Assim, boa parte das construções antigas foram sobrepostas por construções da cultura hispânica.

A cusco moderna recebe seus turistas pelo aeroporto internacional Alejandro Velasco Astete e oferece pratos ricos em pimenta e dá a possibilidade de passear pelos seus pontos turísticos: Plaza de Armas, a Catedral, a Iglesia del Triunfo, a Compañía de Jesús (do século XVI, construída sobre o  antigo palácio Inca Huayna Capac), as Igrejas de San Blas o de La Merced, e seus muitos museus.



cusco city
reservas contato

Viagem ao longo da Trilha Inca, Machu Picchu e tudo Peru

pacotes peru