Cusco - Plaza de Armas
a bela praça cusquena é toda rodeada de construções coloniais, formando balcões, com calçadas cobertas. Em torno da praça e nas ruas vizinhas estão os principais restaurantes, lojas, o escritório oficial de turismo, casas de câmbio, barzinhos e cafés; é o centro do agito.
Cusco - Mosteiro de Santa Catalina
Fundado em 1601, está situado no local onde ficava o recinto das Virgens do Sol. Cerca de três mil dessas meninas e mulheres habitavam o local quando os espanhóis chegaram a Cusco. Destruído pelo terremoto de 1650, o mosteiro foi reconstruído, ganhando uma igreja anexa e só terminado em 1669.
Cusco - La Merced
-A igreja e o convento, fundados em 1536, são dos mais antigos de Cusco. Como outros prédios coloniais de Cusco, foram abalados pelo terremoto de 1650. A igreja, de estilo renascentista, ganhou ares barrocos após a reforma.
Cusco - Santo Domingo
(igreja) e Qoricancha - A visita à igreja e ao convento de Santo Domingo, construídos no local onde se situava o mais espetacular Templo Inca, o Qoricancha, dedicado ao culto do Deus-Sol, é particularmente interessante, pois permite observar as paredes originais incas, que foram aproveitadas na obra. Foi uma das igrejas que caiu com o terremoto, mas as construções incas ficaram de pé.
Cusco - Calle Hatun Rumiyoc
(Continuação da Calle Triunfo, travessa da Plaza de Armas). Em um dos muros incas que ladeiam essa rua está a famosíssima pedra de 12 angulos. Ninguém que passa deixa de conferir se é verdade (e alguns se enganam, achando que tem onze...) que fica ao lado da PeruinfoCusco.
Cusco - Museo de Arte Religioso
- Funciona no palácio do arcebispo de Cusco, construído aproveitando-se as paredes do palácio do Inca Roca, que fazia parte do antigo conjunto monumental incaico no centro da cidade de Cusco. Seu acervo é composto pelo melhor da arte religiosa cusquena: móveis e peças religiosas espalhadas pelas salas bem decoradas do palácio.
Cusco - Museo Inka
- É conhecido também como Museu da Casa del Almirante, pois está instalado num casarão colonial do século XVII que pertenceu ao almirante Francisco Alderete Maldonado.
Cusco - Museo de Arte Precolombino
- Funciona no palacete colonial de Alonso Díaz, erguido sobre uma construção inca. O museu apresenta peças de arte e objetos, não apenas da cultura inca da região de Cusco, mas de diversas culturas pré-colombianas, com salas temáticas sobre as civilizações Nazca, Huari, Moche, Chancay e Chimú.
Cusco - Plaza San Blás
Fica no alto de uma ladeira, a Cuesta de San Blás, que desemboca em uma praçinha muito charmosa. Construída no século XVI, é a mais antiga igreja de Cusco, erguida onde anteriormente existia um templo inca dedicado a Illapa, o Deus do trovão. Seu fabuloso púlpito foi esculpido em cedro por artistas nativos.
Atrações turísticas nos arredores de Cusco
Sacsayhuamán
A 2 km de Cusco. Durante muitos anos, em razão de sua aparência, acreditou-se que essa imensa edificação fosse uma fortaleza inca. De acordo com as teorias atuais, Sacsayhuamán era principalmente um local sagrado dedicado ao culto do Deus-Sol e um centro astronômico, onde estavam os maior pensadores.
Qenqo
- A 1,5 km de Sacsayhuamán e a 3 km de Cusco. Trata-se de um oratório, onde eram feitas consultas aos Deuses antes de iniciarem uma guerra. Representado por um puma era dedicado ao Deus da Guerra.
Puca Pucara
- Numa colina, a 8 km de Cusco e a 3 km de Qenqo, encontra-se essa pequena fortaleza Inca. Com muros, corredores, salas, aquedutos e fontes ainda conservados.
Baño del Inca ou Tambomachay
- A 1 km de Puca Pucara e a 7 km de Cusco. Tambomachay (em quéchua significa “lugar de descanso”) é um santuário composto por terraços de pedra talhada, pelos quais a água flui. Talvez servisse como local de repouso do imperador (um spa da época...) e de culto à água.
É perto de Cusco que acontece, no solstício de inverno, a famosa e tradicional Inti Raimy (Festa do Sol).
ATRAÇÕES TURÍSTICAS Á PARTIR DE CUSCO
City Tour Arqueológico
- A visita começa pela Templo do Sol em Cusco, depois Sacsayhuamán onde se visita Qenqo, Puca Pucara e Baño del Inca (Tambomachay)
Vale Sagrado dos Incas
- O Vale Sagrado, conserva vestígios arqueológicos Incas e de aldeias indígenas. O passeio começa pelas Ruínas de Pisac, Ollantaytambo e Chinchero, passando pelos mercados típicos e de artesanato de Coral e Pisac.
Machu Picchu
- A mais importante descoberta arqueológica das Américas no século XX, é destino obrigatório em qualquer roteiro turístico pelo Peru. Nem pense em perder esta viagem.